global.stay-tuned

Faama atende solicitação de doação de sangue

Fundação HEMOPA pediu ajuda da Faama para aumentar os estoques de sangue apenas duas semanas depois do primeiro mutirão de doadores.

Faama atende solicitação de doação de sangue

Entre residentes, alunos e funcionários, cerca de 35 pessoas doaram sangue neste sábado, 08, no período da tarde, em Belém. Cerca de duas semanas depois de um primeiro contato com a Faculdade Adventista da Amazônia, a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará, Hemopa, solicitou uma nova ajuda com seus estoques do seu banco de sangue. Os alunos do curso de Teologia foram doadores no dia 17 de Maio no mesmo local.

Alessandra Leite, assistente social da fundação HEMOPA comenta a necessidade de doadores voluntários."A doação de sangue é um ato espontâneo de solidariedade e cidadania. Por mais que a gente precise e incentive essa iniciativa, não podemos obrigar ninguém a doar".

A assistente social reforça a importância da parceria com denominações religiosas. "Nossos grandes parceiros aqui no HEMOPA são os cristãos. Eles são fundamentais para atender a demanda porque a motivação deles é ajudar o próximo, olhar para a necessidade do irmão e atendê-la. Essa sensibilidade nos ajuda e nos socorre sempre", destacou.

Segundo a HEMOPA, uma bolsa de sangue de 500ml pode salvar até quatro pessoas. As solicitações diárias de bolsas de sangue somam 350, enquanto o número de doadores diariamente chega a 200, em ocasiões otimistas, segundo a fundação.