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Projeto de Leitura e Atualidade incentiva pensamento crítico

Teatro da Desigualdade Social foi culminância da primeira fase do projeto

Projeto de Leitura e Atualidade incentiva pensamento crítico

Os alunos do Ensino Fundamental da Faculdade Adventista da Amazônia encerraram nesta semana um processo de leitura e análise de temas variados. Entre os dias 29 e 31 de maio, eles participaram do Teatro da Desigualdade. A atividade que faz parte do Projeto Leitura e Atualidades, uma parceria entre o Colégio e a Biblioteca Judith A. Thomas. 

Para o  gerente da biblioteca Thiago Dantas o objetivo é incitar análises mais profundas.  "Nós buscamos abordar assuntos de conhecimentos gerais e do cotidiano sempre incitando o pensamento crítico. E pra não ficarmos só no blá blá blá em sala de aula ou apenas com pesquisas nos livros, revistas, jornais e sites, tentamos tornar o assunto o mais prático possível. O nosso objetivo é que o aluno consiga pensar, refletir e tomar uma postura como cidadão mesmo que seja no futuro".

Os alunos encenaram 4 cenas. A primeira delas tentou constrastar os hábitos no momento do café da manhã de duas famílias, uma delas, rica e a outra, pobre. A próxima cena criticou a qualidade e estrutura de ensino de escolas públicas em contraponto com as oportunidades de estudantes de escolas particulares. Outras duas cenas falaram sobre a diferença de salário entre homens e mulheres, a dificuldade de acesso à empregos de ex-presidiários, imigrantes, entre outros. 

Para Mylene Rodrigues, professora de português, a atividade funciona como uma nova forma de perceber cada tema e exercer empatia. "Colocar a turma pra encenar os casos de desigualdade social ajuda muito na compreensão do tema. A encenação é uma vivência, mesmo que irreal para eles. Eles conseguem sentir o que os menos favorecidos sentem e perceber que este não é o lado bom das coisas". 

Thiago apresenta outras duas vantagens da ação "Leitura e Atualidades": o começo do preparo para o vestibular e a sugestão do pensamento crítico apoiado na Bíblia. "Eles vão ser alunos no Ensino Médio que terão uma redação melhor, já que existe incentivo à leitura e à reflexão. Ele será capaz de ler um texto do ENEM, assimilar e escrever melhor sobre cada assunto. E tudo isso com os princípios cristão aplicados dentro dos assuntos do cotidiano".